Instrumentos de Autoavaliação
Identificação
Aqui são mantidas as questões que identificam a Unidade e a categoria do usuário (DOC, TAE, DGP, DGE, DPG).
Se o usuário marcar DOC, acrescente a seguinte pergunta
Q. Você é tutor de ensino à distância? (S/N)
Para efeitos de programação, uma nova variável lógica será criada para designar se o indivíduo é tutor (vou denominá-la TUT, que recebe TRUE se o indivíduo for tutor)
EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Q1. (TAE, DOC) Os resultados da autoavaliação institucional tem sido utilizados como instrumento de gestão e de ação acadêmico administrativas de melhoria institucional?
a) Sim
b) Não
c) Não sei avaliar
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Q2. (DOC,DGE,DPG,DGP,TAE) Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional em vigor, os valores da UFAM são: ética, pertencimento institucional, democracia, transparência das ações, responsabilidade, inclusão social, respeito aos direitos humanos, à liberdade, à diversidade e ao ambiente. Em sua opinião, tais valores estão presentes nas ações institucionais? (S/N)
Se quiser, você pode justificar sua resposta abaixo:
EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS
Q3. (DOC, DGE, DGP) O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um instrumento que define diretrizes importantes como a concepção, estrutura curricular e os procedimentos de avaliação do curso. Em relação ao PPC do seu curso você diria que:
a) Eu o conheço bem.
b) Eu já ouvi falar mas não o conheço.
c) Eu nunca ouvi falar.
Q4. (DOC, DGE, DGP) O Programa de Monitoria tem por objetivo iniciar discentes dos cursos de graduação nas diversas tarefas que compõem a docência de nível superior. Em relação a este programa você diria que
a) As vagas ofertadas são destinadas a disciplinas estratégicas do meu curso
b) As vagas ofertadas são destinadas a disciplinas com baixa demanda do meu curso
c) Meu curso não tem o hábito de oferecer vagas para monitores
d) Nunca ouvi falar nesse programa
Q5. (DGE, DGP) Os Programas de Mobilidade Estudantil tem por objetivo facilitar o intercâmbio de estudantes de universidades públicas brasileiras. Este programa permite que os alunos realizem, temporariamente, disciplinas de seu curso de graduação em uma outra instituição federal de ensino superior. Em relação a este programa você diria que
a) Eu o conheço bem.
b) Eu já ouvi falar mas não o conheço bem.
c) Eu nunca ouvi falar.
Q6. (DGE,DGP, DPG, DOC) A UFAM oferece algum programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado) na área de atuação de seu curso?
a) Sim
b) Não
Q6.a Se a resposta da questão anterior for SIM - (DGE,DGP, DPG, DOC) Em uma escala de 1 a 5 onde 1 representa que não há envolvimento e 5 representa envolvimento pleno, avalie os seguintes itens:
I - Os docentes envolvidos com a pós-graduação lecionam regularmente disciplinas na graduação
II - Os docentes envolvidos com a pós-graduação mantém grupos de estudo ou pesquisa envolvendo alunos da graduação
III - Os docentes envolvidos com a pós-graduação submetem regularmente projetos de iniciação científica
Q7. (DOC) Em sua opinião, as políticas institucionais e ações de estímulo e difusão para a produção acadêmica praticadas pela UFAM:
a) Promovem publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas e culturais? (S/N)
b) Incentivam a participação dos docentes em eventos de âmbito local?
c) Incentivam a participação dos docentes em eventos de âmbito nacional?
d) Incentivam a participação dos docentes em eventos de âmbito internacional?
e) Incluem a organização e publicação de revista acadêmico-científica indexada no QUALIS?
Q8. (DOC, DGP, DGE, DPG) Em relação à produção discente e à participação em eventos, tanto no âmbito da graduação como na pós-graduação, a as políticas institucionais e ações de estímulo garantem
a) Apoio financeiro ou logístico para a organização de eventos locais, nacionais ou internacionais? (S/N)
b) Apoio financeiro ou logístico para a participação em eventos locais, nacionais ou internacionais? (S/N)
c) Apoio à produção discente e a sua publicação em encontros e periódicos? (S/N)
EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO
Q9. (DOC) A política atual de capacitação e formação continuada para o corpo docente
a) Garante a participação em eventos científicos, técnicos, artísticos ou culturais? (S/N)
b) Garante a participação em cursos de desenvolvimento pessoal? (S/N)
c) Garante a qualificação acadêmica em programas de mestrado e doutorado? (S/N)
Q10. (TAE) A política atual de capacitação e formação continuada para o corpo técnico administrativo:
a) Garante a participação em eventos científicos, técnicos, artísticos ou culturais? (S/N)
b) Garante a participação em cursos de desenvolvimento pessoal? (S/N)
c) Garante a qualificação acadêmica na graduação ou em programas de pós-graduação? (S/N)
Q11. (TUT == TRUE) A política atual de capacitação e formação continuada para o corpo de tutores
a) Garante a participação em eventos científicos, técnicos, artísticos ou culturais? (S/N)
b) Garante a participação em cursos de desenvolvimento pessoal? (S/N)
c) Garante a qualificação acadêmica em programas de mestrado e doutorado? (S/N)
Q12 (TUT == TRUE) Você tem recebido apoio para a produção autoral do material didático? (S/N)
EIXO 5 – INFRAESTRUTURA
Abaixo listamos uma série de instalações. Para cada uma, atribua uma nota de 1 a 5 onde 1 significa não atende às necessidades e 5 atende totalmente às necessidades.
Q13. (DOC,DGE,DPG,DGP,TAE) Instalações administrativas
Q14.(DOC, DGP,DPG) Sala de aula
Q15.(DOC,DPG,DGP,TAE) Auditórios
Q16.(DOC) Sala de Professores/Tutores
Q17.(DOC,DPG,DGP) Espaço para atendimento aos discentes
Q18.(DOC,DPG,DGP,TAE) Espaço para atendimento aos discentes
Q19.(DOC,DPG,DGP,TAE) Restaurante universitário
Q20.(DOC,DPG,DGP,TAE) Demais espaços para alimentação
Q21.(DOC,DPG,DGP,TAE) Espaços de convivência
Q22.(DOC,DPG,DGP) Estrutura física de laboratório para práticas didáticas
Q23.(DOC,DGE,DPG,DGP,TAE) Sala de apoio de informática
Q24.(DOC,DGE,DPG,DGP,TAE) Instalações sanitárias
Q25. (DOC,DPG,DGP,TAE) Em relação à biblioteca da sua unidade, responda:
a) Ela apresenta acessibilidade? (S/N)
b) Possui estações individuais e coletivas para estudos?
c) Possui recursos tecnológicos para a consulta, guarda, empréstimo e organização do acervo?
d) Fornece condições para atendimento educacional especializado?
e) Há algum mecanismo que permita a avaliação do acervo pela comunidade acadêmica?
Q26 (TUT == TRUE, DGE) A estrutura física, tecnológica e de pessoal nos polos:
a) viabiliza a realização das atividades presenciais? (S/N)
b) é adequada ao projeto pedagógico dos cursos vinculados? (S/N)
c) possui modelos tecnológicos e digitais aplicados aos processos de ensino e aprendizagem? (S/N)
Q.Final (DOC, TAE, DGP, DGE, DPD). Se você desejar, utilize o espaço abaixo para expressar sua opinião sobre os temas debatidos neste questionário.
Redes Sociais