Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Notícias

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 17h21 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 11h04 | Acessos: 1350

Reunião da CPA ocorrida no dia 17/09/2021

Pauta: Planejamento para o próximo ciclo avaliativo INEP/MEC do Curso de Bacharelado em Zootecnia.

Data: 17/09/2020. / Horário: 08:30

Agradecemos, em especial ao professor Thomaz Abdalla, Professor Kemel Barbosa e Técnica Administrativa Marcilene estiveram presentes. Professora Odette Passos foi convidada pela CPA/CSA para discorrer sobre o ENADE.

 

Colação de grau da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Clique aqui para assistir

 

Título: Educação de jovens e adultos.

Clique aqui para acessar

 

Conhecendo a UFAM

Clique aqui para assistir

 

Inicio do Semestre 2020/2

Clique aqui para assistir

 

Nos dias 18 e 19 de agosto vamos realizar o IX Workshop de Tecnologia Social, que busca discutir as relações entre as tecnologias sociais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região amazônica.

Teremos mais de dez palestras com convidados do Inpa e de instituições parceiras, como Beneficiamento de Plantas Alimentícias e Medicinais; Desafios para inclusão dos pequenos produtores no sistema produtivo de Pau Rosa no Amazonas; Gastronomia Inteligente; Micoturismo na Amazônia, Fossa Alta Comunitária e o ODS

O evento é on-line e gratuito e o participante inscrito terá declaração de participação. A transmissão será pelo canal do Inpa no Youtube. Não perca!

🗓 data: 18 e 19 de agosto (links para transmissão abaixo)
⏰ horário: 8h à 12h (de Manaus)
📲 Inscrição: https://www.even3.com.br/ix_workshop_tecnologia_social/ (também disponível no linktree na bio)

#InpaAmazonia #Workshop #Cotes #InstitutoMamirauá #ODS #MuseuParaense #Ufam #MCTI
Link para assistir (18/08): https://youtu.be/49l4rKXi7Gc

Link para assistir (19/08): https://youtu.be/2eGRSlWsqHM

 

Avaliação In Loco: Alterados procedimentos da avaliação virtual in loco

Clique aqui para visualizar a noticia.

 

Palestra de captação de recursos para Projetos Sociais

 

O que CTIC fez em 2020. Assista o vídeo

Clique aqui

 

 

 

 

Por Juscelino Simões
Equipe ASCOM UFAM
 
Foi publicado nesta quarta-feira, 21, no Diário Oficial da União, de nº. 136, seção 1, Parecer Técnico, com deferimento da solicitação do pedido de renovação do credenciamento da FUA até 2026 relacionado ao uso de animais em experimentação no Biotério da UFAM.
A coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera, torna pública que o Conselho apreciou e emitiu Parecer Técnico favorável para o pedido de renovação de credenciamento da Fundação Universidade do Amazonas para uso de animais em experimentos
“Ocorreu uma atualização do sistema e tivemos que nos adequar as novas demandas que o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA) exigia para o funcionamento do Biotério da Ufam. A partir da reestruturação do Comitê de Ética do Uso de Animais da Universidade Federal do Amazonas (CEUA) pudemos reunir toda a documentação para solicitar a renovação do credenciamento. Desde 2017 que estávamos focados na reestruturação dos novos itens que a Plataforma CIUCA estava exigindo para conceder o parecer. Enfim, nesta quarta-feira, o parecer técnico foi publicado no Diário Oficial da União”, destacou o diretor do Biotério da Ufam, Roberto Jordan Gonçalves Monte.     
O Processo de nº 01200.003941/2014-15 (371) da Fundação Universidade do Amazonas teve o Parecer Técnico deferido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações/Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, após análise da documentação apresentada, conforme disposto na Resolução Normativa nº 50, de 13 de maio de 2021.
O Concea esclarece que o parecer não exime a requerente do cumprimento das demais legislações vigentes no País e das normas estabelecidas pelo Concea, aplicáveis ao objeto do requerimento.

 

 

 

 

Iniciativa visa promover o engajamento da comunidade científica, de governos locais e de entidades do terceiro setor em prol do fortalecimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT & I) na região amazônica

Por Márcia Grana
Equipe ASCOM UFAM
Com informações da Rede RHISA
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com o Instituto Acariquara e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECIT), convida professores, acadêmicos, pesquisadores e demais profissionais da área científica e de inovação, a participarem do projeto Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia - Rede RHISA
A iniciativa visa promover o engajamento da comunidade científica, governos locais e entidades do terceiro setor em prol do fortalecimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT & I) na região amazônica, promovendo uma conexão com mais de 40 mil pesquisadores e entidades.
Rede colaborativa
O projeto começará a ser apresentado ao interior do Estado já nesta semana, com a realização de diversos encontros. O primeiro acontece nos dias 21 e 22 de julho, no auditório do Centro de Estudos Superiores da UEA, no município de São Gabriel da Cachoeira (CESSG/UEA), distante 852 quilômetros de Manaus.
A programação é a primeira de uma série de atividades que as organizações desenvolvedoras da Rede RHISA realizarão neste ano em outros onze municípios do Amazonas, visando apresentar as estratégias e as ferramentas que serão utilizadas, a fim de formar uma densa rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação regional, para a troca de informações e experiências, apoio mútuo a projetos e interlocução com setores da sociedade, empresas e governos.
Além de São Gabriel da Cachoeira, as mobilizações do Instituto Acariquara vão ocorrer também nas cidades de Tabatinga, Tefé, Coari, Lábrea, Humaitá, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Itacoatiara, Itapiranga e Silves.
As cidades foram escolhidas por serem centros regionais e concentrarem equipes de pesquisadores, pela presença de unidades de instituições de ensino e pesquisa públicas como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (IFAM), além da presença efetiva das organizações do terceiro setor e empreendimentos de economia social e solidária que atuam no âmbito do desenvolvimento sustentável.
 Articulação das redes de pesquisadores
“A rede RHISA surge no intuito de valorizar e articular as redes de pesquisadores que estão na Amazônia. É uma rede que visa valorizar a inteligência na Amazônia e articular essa inteligência a diversas setores, seja com as comunidades de base, o terceiro setor, diversas esferas de governo, setor privado e os bancos de investimento, por isso é importante entendermos e fomentarmos essa interlocução da capital com o interior”, destacou a secretária executiva de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenadora-geral da Rede RHISA, Tatiana Schor.
Ponto focal da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) na Ufam e coordenador técnico da Rede RHISA, o professor Henrique Pereira destaca que a iniciativa contemplará estratégias de comunicação e de informação, as quais serão imprescindíveis para facilitar o contato e o diálogo entre os atores.
“Com essa interlocução, vamos revelar quem são essas pessoas, onde elas estão e o que elas estão produzindo em termos de inovação tecnológica na região em prol do desenvolvimento sustentável. Vamos convergir tudo isso em uma plataforma que vai ajudar a impulsionar a possibilidade de novos arranjos produtivos na Amazônia”, afirmou o professor.
Expectativas
A Rede RHISA pretende contribuir para a consolidação das infraestruturas físicas e dos recursos humanos locais, viabilizando a produção e a difusão do conhecimento enquanto promove a conexão entre os cientistas e suas produções com as empresas, os governos e as organizações da sociedade civil, tanto as do terceiro setor como as organizações de base.

 

 

Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atingiu a marca de 1061 avaliações de cursos e instituições de educação superior. O número é referente às avaliações in loco presenciais e virtuais. A modalidade on-line representa 80,4% das avaliações externas, com 853 visitas virtuais, e 208 presenciais. Os dados são referentes ao período de 26 de abril a 19 de julho de 2021.
O alcance dessa marca é devido à implementação da modalidade virtual, que tem dado maior celeridade ao processo de avaliações in loco dos cursos e das instituições de educação superior. O novo formato ainda não atende a todos os cursos, mantendo o modelo de avaliação presencial para medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.
As avaliações on-line têm duração mínima de dois dias para avaliar os cursos e três dias para avaliação institucional. Durante as visitas virtuais, realizadas por videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams, os avaliadores analisam documentos e entrevistam representantes institucionais e docentes, além de realizarem a avaliação das instalações físicas da instituição. Também são vistoriados os sistemas de informática utilizados, tal qual a avaliação presencial in loco. Nesse caso, apenas entrevistas e depoimentos sigilosos não podem ser registrados. Os demais procedimentos são gravados para maior transparência dos processos. Após as visitas on-line, os avaliadores têm até cinco dias para a finalização do relatório.
A avaliação externa virtual in loco não mudou a metodologia da avaliação presencial, mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. O que a difere da modalidade presencial é a utilização da tecnologia, com uso de imagens ao vivo, no processo. 
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica. 
Acesse a Portaria n.º 183, que regulamenta a avaliação externa virtual in loco
Confira a Portaria n.º 165, que institui a avaliação externa virtual in loco Saiba mais sobre a Avaliação in loco.

 

Ação Solidária.

 

Banca de Defesa do Exame de Qualificação do Mestrado na Universidade do Estado Amazonas - UEA.

 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. clique aqui

Cerimônia do lançamento do livro: Ensino de Graduação em tempos de pandemia. clique aqui

Prêmio Nestlé por Crianças mais saudáveis. clique aqui

Em 03 de junho de 1993 foi aprovada a reorganização administrativa da FEFF, mudando de Departamento, o qual pertencia ao Instituto de Ciências Biológicas - ICB, para Faculdade. Completou 28 anos em 03/06/2021.  Assistir Vídeo

 

Contato Remoto com a PROEG

 

Medidas Preventivas

 

CTIC não solicita atualização de email

 

Vídeo Motivacional para o dia do Pedagogo

Clique aqui para visualizar o vídeo

 

Gestão participativa fortalece avaliação institucional

Clique aqui

 

Ser pedagogo, não é apenas ser professor, é se doar pelo magistério, é uma eterna doação a educação.

 

ACOLHIMENTO PSICÓLOGO EM SAÚDE MENTAL NA UFAM

 

Missão da Ufam

 

Reunião da Comissão Própria de Avaliação (09/03/2021)

 

A Ufam recebeu 600 painéis de energia com a finalidade de implantar o primeiro edifício solar do Amazonas.

https://www.instagram.com/p/CMHgk8as6G5/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

 

Comissão Própria de Avaliação

 

Segurança no Campus

 

Fazenda Experimental

 

Projetos de Extensão 2020

Fonte: PROEXT/PROTEC/UFAM 2020

 

Desde o início da pandemia, Ufam perdeu 33 professores, a maioria por Covid-19

https://amazonasatual.com.br/desde-o-inicio-da-pandemia-ufam-perdeu-33-professores-a-maioria-por-covid-19/

 

2004 A 2014 - 1ª. DÉCADA DA AUTOAVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

https://cdn.knightlab.com/libs/timeline3/latest/embed/index.html?source=1LvX6gyaw5xbDwF5v5mDQZXF60OcOZwTjtmvkgWLx23E&font=Default&lang=en&initial_zoom=2&height=600

 

Icomp da Ufam é premiado como "Melhor Instituto de inovação do Amazonas"

https://ufam.edu.br/ultimas-noticias/2066-icomp-da-ufam-e-premiado-como-melhor-instituto-de-inovacao-do-amazonas.html

 

Inscrições para o Enem PPL 2020 terminam sexta (18)

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/inscricoes-para-o-enem-ppl-2020-terminam-sexta-18?fbclid=IwAR2tQ9NQEZNi-Rku2SO5HuD5wICzxYWt5KI9TjUzxRAHCpIEvVIy8L5BINc

 

LINK DE CONSULTORIA ACADÊMICA DA CPA.

https://thomazabdalla.wixsite.com/meusite

 

CAPOEIRA NA PRAÇA Com o Mestre Cristino

 

Informações sobre ações do INEP

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=221877025964496&id=100624418089758&_rdr

 

Ação das comunidades indígenas.

https://www.instagram.com/tv/CIg57qSHdo9/?igshid=1640rgew0t73t

 

Eleições para o Consuni

Informações Importantes

⏰ Dia da Eleição: 15 de dezembro de 07 às 20h – horário de Manaus

🖥️Sistema da Eleição: Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas SAELE – não precisa de instalação.

🔑Como acessar o sistema: no dia da votação, acessar a página da comissão eleitoral (https://ufam.edu.br/conselhos-superiores.html) e clicar no link VOTAÇÃO ON LINE. Através de seu CPF, o sistema já encaminha para a categoria que o eleitor pertence (técnico administrativo, docente ou discente) e já irá disponibilizar os links para as votações correspondentes, para o CONSAD, CONSEPE e CONSUNI. Os links estarão disponíveis somente no dia da eleição.

💡 Validação de credenciais: está disponível neste link (https://credenciamento.ufam.edu.br/home/index) o teste de acesso. É importante que todo o eleitor faça o teste para assegurar que o login e senha funcionam e, no caso dos docentes, para verificar se estão também alocados na sua unidade acadêmica. O link para validação ou geração de credencial ficará disponível até o dia 11/12.  Login e senha: os mesmos do Ecampus ou SEI. Em caso de esquecer a senha ou não estar cadastrado: o próprio sistema de validação encaminha o usuário para gerar nova senha ou cadastro.

Como votar: Discentes e TAEs votam em um representante para cada um dos conselhos: CONSAD, CONSUNI e CONSEPE. Docentes votam em um representante da sua Unidade Acadêmica para o CONSUNI. E todos votam em um representante da comunidade externa, inclusive docentes lotados no CED. A lista dos candidatos é nominal e está disponível na página da comissão.

Quem vota: discentes de graduação, pós-graduação (stricto sensu) da UFAM e residentes do HUGV, além dos servidores do quadro da FUA ativos e aposentados.

Onde votar: através de um computador ou celular com acesso à Internet. Mesmo que o eleitor não esteja no Amazonas.
========
Quaisquer problemas ou dúvidas podem ser encaminhados para o e-mail da comissão eleitoral O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Acessem sempre a página da comissão para acompanhar as informações.
======

 

Menor Aprendiz MNS/BLM

https://primeiravaga.typeform.com/to/ac5c3mKi?fbclid=IwAR1cR14hwN8RJpgeOQMc7uoDOrjm6Yiw3eXbXYFWFusHvv7eXAO_3G2WZZw

 

Resultados do ENADE 2019 dos cursos da Universidade Federal do Amazonas

http://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatorioIES

 

Encerrando nossa programação do mês da Consciência Negra. Foi um sucesso. Mestre Cristiano Corrêa dos Santos-, Membro Representante da Sociedade Civil dos Quilombolas na Comissão Própria de Avaliação CPA/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

 

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

https://proeg.ufam.edu.br/enade

 

O Instituto Cultural Afro da Amazônia estará realizando nos dias 21 e 22 de Novembro de 2020 palestras, oficinas e roda de conversa em parceria com o Movimento Negro para falar sobre como poder combater o racismo na comunidade. O objetivo principal é promover diálogos de sensibilização e conscientização aos mais jovens como forma de fortalecer a Cultura Afro Brasileira nos seus espaços sociais. O convite é a todos os interessados a prestigiar este movimento de negritude.

 

ICMBio/CEPAM e Ufam debatem sobre a conservação da Amazônia

https://ufam.edu.br/ultimas-noticias/1975-icmbio-cepam-e-ufam-debatem-sobre-a-conservacao-da-amazonia.html?fbclid=IwAR2ZH1HN2pqbLZmzNEvol790KI9xZDUkhi2gS5E1rqcZjWDUHlAp1tQ-d1w

 

G-Suite - Ferramenta do Google potencializa trabalho docente

https://ufam.edu.br/noticias-destaque/1974-g-suite-ferramenta-do-google-potencializa-trabalho-docente.html?fbclid=IwAR3UA7y8ZWNdhhgBkGgihVFtqsLnTzdmj3ftUbl_n7qDnXZyiR-MZGdXD1k

 

Faculdade de Letras da Ufam terá prédio exclusivo de 3 mil metros quadrados.

https://www.acritica.com/channels/educacao/news/faculdade-de-letras-da-ufam-tera-predio-exclusivo-de-3-mil-metros-quadrados?fbclid=IwAR2AWaUHfUj7nPUOV9PI4kUjzzLrWRHghadPneT9KjY9EyHAklK3J9GHwZc

 

Hoje inauguramos a primeira VAN ODONTOLÓGICA do DSEI Manaus. Que seguiu para o Polo Base de Silves, objetivando atender a demanda reprimida da base! DSEI Manaus em Ação (Membro Representante da Sociedade Civil da CPA/UFAM).

 

Fórum Permanente dos Afrodescendente do Amazonas

 

 

CTIC alerta sobre nova campanha de ataque de ramsowares

https://ctic.ufam.edu.br/ultimas-noticias/ctic-alerta-sobre-nova-campanha-de-ataque-de-ramsowares.html

 

Consuni aprova Comissão de Heteroidentificação da Ufam. 11/2020

https://ufam.edu.br/noticias-destaque/1957-consuni-aprova-comissao-de-heteroidentificacao-da-ufam.html

  

Ufam é a única instituição do Norte selecionada para ser Centro Colaborador em Materiais Didáticos e de Apoio à Prática Educativa (Cepli) 11/2020

https://ufam.edu.br/noticias-destaque/1966-ufam-e-a-unica-instituicao-do-norte-selecionada-para-ser-centro-colaborador-em-materiais-didaticos-e-de-apoio-a-pratica-educativa-cepli.html

 Boletim Informativo CPA - Edição 01/2018

https://drive.google.com/file/d/0B5axhRY25TLFSFNyeVhIZVlLQWRJWEVUbHBsZ1MxYXRpUmpJ/view?usp=sharing

Quilombo Urbano Barranco de São Benedito, em Manaus-AM sedia a 2.ª oficina de Fortalecimento Institucional da CONAQ na região Norte

 https://drive.google.com/file/d/1xHCccHRwK-CR0SH9kHqGOP4NlMwZ7hck/view?usp=sharing

Afastamento do País - 2017 - 2018

https://drive.google.com/file/d/1K7QTUfqw0vtXx2COV00KR81vw1keVGg1/view?usp=sharing

Evolução dos Projetos PIBIC

https://drive.google.com/file/d/1d_8ORjZNV9aCb-8YQdoFvkWFTknY_2ik/view?usp=sharing

Alunos de especialização, mestrado e doutorado 2017-2018

https://drive.google.com/file/d/18zL7EyrCWIFzMYU5V_brTwp3-n9jRg1q/view?usp=sharing

Cursos de pós-graduação stricto sensu 2017-2018

https://drive.google.com/file/d/1Wkefq_3I8mZ6JcNcFIzlj7bVefKwE9GX/view?usp=sharing

Cursos e certificados de especialização 2017-2018

https://drive.google.com/file/d/1N1qgYCjvREvDPst4NXDhxHhHD4HzT2T0/view?usp=sharing

Professores credenciados e discentes indígenas na pós-graduação

https://drive.google.com/file/d/1Th68mbX-odfo_6xuhi_NpZ7yjdBjV-H9/view?usp=sharing

 

 

 

Fim do conteúdo da página